Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Portugal Sitiado


(Imagem da Internet)

Com 25 anos de Estado Novo em cima do lombo, seguidos de dois anos de PREC, com COPCON, CDR´s, Listas de Saneamento, Maioria Silenciosa e quejandos, nem, nesses idos e conturbados tempos, testemunhei como agora, tanta safardice, tanta conspiração e tanto desprezo pela democracia e pelos cidadãos como estes tempos a que o atual poder politico nos conduziu ou, pelo menos, deixou que fossemos coletiva e mansamente conduzidos.

Estamos rodeados de poderes fátuos, arquitetados e dirigidos por salafrários, e pessoas reles e incompetentes. E esse estado de coisas, facilitou e até promoveu a emergência de sociedades secretas e de grupos organizados de inimigos da democracia que se digladiam entre si por um pedaço de poder, sempre à custa dos fracos, dos incautos e dos mais pobres. Todos eles possuem nomes conhecidos e nem sempre pomposos, que tomaram por dentro as suas “corporações”, os sindicatos, o poder judicial (policia, juízes e magistrados), os partidos políticos, a imprensa e até o poder eclesiástico já caiu em tentação.

Como se este estado do Estado já não bastasse, tudo fizeram para cá introduzir uma Troika (leia-se usurários representantes de obscuros poderes) de justiceiros da plebe, apoiada por um Governo de estarolas e por um PR dormente, para nos infernizar o resto da nossa vida o que ainda resta dela.

Enganam para atingirem o poder, não cumprem as Leis, nem aquelas que eles próprios fizeram, ameaçam para nos suster, prendem para investigar, acusam para amedrontar, difamam para derrotar e até ousam roubar-nos descaradamente alegando que é em nosso benefício.
Comparados com estes que por cá alapam agora nas cúpulas dos vários poderes, a PIDE, os Tribunais Plenários, o COPCON e os CDR´s eram aprendizes de feiticeiro. Nunca nenhum deles me molestou ou prejudicou e estes agora já, e muito.

Estamos mesmo sitiados.


terça-feira, 17 de março de 2015

E No Entanto Ela Move-se


(Imagem da Internet)

“…E no entanto ela move-se…”

Foi com o murmúrio desta frase que há mais de 400 anos Galileu Galilei, já com 70 anos, se redimiu interiormente, quando teve que rejeitar em público, a defesa da teoria de Copérnico de que a Terra girava à volta do Sol, ato a que foi obrigado pela Inquisição que defendia que a Terra era o centro do Mundo e todos os astros giravam à sua volta.
Galileu ao desdizer-se evitou ser queimado na fogueira como herege. No entanto as suas convicções não se alteraram.

Estamos mais ou menos na mesma com a manutenção de Sócrates na prisão “Continua preso, no entanto, ele é inocente até que alguém prove o contrário…”. Por muito que custe aos que já o condenaram “porque sim”, aos opositores políticos, mas sobretudo aos que o odeiam.

Tal como depois sucedeu a Galileu, a Justiça pode tardar, mas virá.

domingo, 15 de março de 2015

Senadores Contra Trauliteiros? Nã !!


(Imagem da Internet)

Cada dia que passa estou mais estupefacto com o comportamento da 1ª fila da Bancada do PS na Assembleia da República. Ao que os factos indicam o PS resolveu, por norma, responder aos trauliteiros da direita que está no Governo com prosápias de senadores prosaicos!! No início ainda admiti que fosse estratégico e que aos poucos a coisa mudasse, mas não, tem é piorado. Então no último debate chegou a ser confrangedor ter que assistir a um ignorante e incompetente de um Passos Coelho a “dar um bailarico” de retórica ao Ferro Rodrigues, que o enfrenta literalmente aos papeis a ler papeis. Decididamente assim não vamos a lado nenhum. Até faz lembrar o preceito cristão de se te baterem numa face, oferece-lhe a outra face.

Se vivêssemos “tempos normais” até se poderia entender a intenção de colocar elevação no debate politico em vez de acirrar os ânimos, criar anticorpos, etc. e tal. Mas não. Não vivemos tempos “normais”. Vivemos até tempos bastante anormais como nunca vivemos depois do 25A74. A direita trauliteira e arrogante que está no Governo (o termo “que está no Governo” é intencional, porque há uma outra direita liberal e democrática) primeiro destruiu a estrutura económica do país, depois destruiu a estrutura da máquina do Estado, desde as Finanças à Saúde, passando pela Educação, pela Defesa, pela Cultura, sem esquecer a Justiça. Agora está a nomear para todos os lugares de comando dessa máquina os seus “boys” por um período de 5 anos. O Governo que vier a seguir, se não for de novo desta direita, ficará de mãos atadas para implementar as suas politicas porque esbarrarão nesses esbirros. E perante estes sucessivos desastres o maior partido da oposição anda a fazer oposição de “luvas brancas” para não ferir suscetibilidades (já nem falo na esquerda radical, porque a esses o que lhes interessa é que a direita continue os desatinos para reduzir o PS à expressão do Pasok).

Não foi para assistir a isto que me inscrevi propositadamente para votar em António Costa para candidato a 1º Ministro em alternativa a José Seguro (sim o voto era para isso mesmo). O PS não pode responder à fisgada ao tiros de canhão da direita que está no Governo. Algo terá que mudar e rapidamente, para que não mude o país.