Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Será que têm saudades da austeridade?


(Imagem da Internet)

Hoje foi um corre corre em quase toda imprensa falada e escrita cá do burgo, cada um esforçando-se por dizer um dislate maior que o do concorrente para “informarem” (??) a pategagem que Bruxelas já tinha chumbado o Orçamento de Estado para 2016 (ainda nem Orçamento há). Para uns tantos não havia chumbo, o que havia era um ultimato ao Governo, para outros o Costa já se ia demitir amanhã porque tinha perdido o apoio do PCP e do BE. Enfim… figuras tristes e ridículas de tresloucados direitolas sem vergonha e em desespero.

Na blogosfera da direita o “filme” era outro. Havia de tudo um pouco mas primava a tese de que ou o Governo elaborava outro Orçamento (qual outro?) ou devia era demitir-se por incompetência.

Amanhã até os Sindicatos da Função Pública, que andaram perdidos no mato durante 4 anos (não se deu por cá conta deles) vão fazer  uma greve a favor (ironicamente a favor, sim porque não deve ser contra) de uma coisa que já está aprovada e decidida, a semana de 35 horas.

O que eu concluo é que esta malta está toda cheia de saudades das medidas de austeridade do Governo dos PàFs e então isto de repor feriados, salários, reformas, aumento do ordenado mínimo e outros retornos à legalidade, são coisas de somenos importância para quem viu os rendimentos do trabalho desvalorizados em mais de 30% em 4 anos.

Ou devem estar todos muito bem na vida, ou comeram e gostaram e, neste caso, então só há é que satisfazê-los e dar-lhe mais do mesmo.



sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Politicoeconocomentadores ou Bruxos Rascas?


(Imagem da Internet)

Senhores comentadores de politica económica da treta, organizem lá as vossas ideias quanto às consequências das variações do preço do petróleo bruto (crude) na economia.

Quando o crude estava a 128 Dólares o barril o senhores diziam que o alto preço do petróleo estava a sobreaquecer a economia e que a curto prazo teríamos todos que andar de burro.

Agora, que o preço do barril está a menos de 30 Dólares, os senhores dizem que a economia está de pantanas por causa do baixo preço do petróleo.

Em que ficamos?
Não querem organizar-se, e organizar as vossas cabeças, e deixarem de nos atazanar com as vossas prestidigitações da treta? É que neste conturbado Mundo do Século XXI ainda não vi que tenham acertado uma única previsão e já lá vão 15 anos.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Fisco - Haja Coerência na AT


(Imagem da Internet)

Tal como eu, houve nestes 3 últimos anos milhares de cidadãos brindados com aumentos escandalosos do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). 
No meu caso o aumento foi de 152% (em 3 anos).

Ora, como todos sabemos:
- O IMI é calculado em função da avaliação que a Autoridade Tributária (AT) faz aos imóveis;
- A última atualização (massiva e automática) foi feita em 2012;
- Nos últimos 3 anos a desvalorização dos imóveis foi dramática.

Acontece que a AT se prepara para continuara a cobrar o IMI em 2016 (referente a 2015) pelos valores da avaliação que fez em 2012, portanto  sem atualizar os valores dos imóveis e potenciando novo aumento deste imposto. Quem pretender ver o valor do seu apartamento/moradia atualizado tem que o requerer individualmente à sua Repartição de Finanças.

Mas que raio de coerência é esta? Quando é para aumentar reavalia-se massiva e automaticamente utilizando índices, coeficientes, rácios e indicadores estandardizados. Quando é para diminuir tem que ser o zé pagante a requerer uma avaliação casuística?

O Governo do PS que não ponha ordem nestes senhores da AT, que não tardará em ser comparado com os gangsters que o precederam.