Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

O Verdadeiro Artista (dos SWAP)


( SWAP - Imagem da Internet)
 
José Gomes Ferreira, cujos dotes de Economista e de Jornalista não tenho conhecimentos nem competência para discutir, nesta matéria dos SWAP revelou-se, do ponto de vista politico, um oportunista sem ética e com pouca vergonha.
 
Depois de uma violenta campanha pessoal contra as Parcerias Publico Privadas (PPP), cujo real custo para os contribuintes ainda está por provar, lançou-se numa nova campanha contra os Instrumentos Financeiros de Cobertura de Risco de Taxa de Juro (vulgarizados nesta campanha como “Contratos SWAP” – contratos de TROCA de risco), celebrados por algumas Empresas Públicas (EP), com os quais, segundo ele, o país já está a perder quase 3 mil milhões de Euros, saídos dos bolsos dos contribuintes.
 
Acontece, em qualquer contrato, que só se perde ou se ganha no momento da sua resolução, seja uma PPP, seja um Derivado, ou seja um simples BT. Po isso, e no caso concreto, o que está sobre a mesa são perdas ou ganhos POTENCIAIS. Porém, no caso dos SWAP, o Governo borrifou-se nas "maturidades" e desatou a antecipar a sua resolução com a banca, e ainda assim, feito o balanço, nem perdeu nem ganhou, tendo inclusivé alienadao um potencial ganho, porque a tendência futura das taxas de juro só pode ser de subida (a não ser que desçam para zero), mesmo com o BCE a "segurar os resgatados".

Demonstrado e provado que a “lebre” dos SWAP tinha sido uma muito bem orquestrada campanha de desinformação montada pelo  Governo, para desviar a atenção dos cidadãos do desastre em que estamos, e que afinal os tais  SWAP nada custaram aos contribuintes, agora José Gomes Ferreira remete-se a um sepulcral silêncio.
 
Exigia-se mais seriedade a uma figura pública que até granjeou simpatia, e uma larga audiência, com algumas excelentes intervenções analiticas na Estação de Televisão cuja Direção integra.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário