Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Memórias da História


 
(Imagem da Internet)

Hoje repesquei, dos meus arquivos, um texto cujo autor lamento não ter retido quando o guardei.
É um texto que nos transporta a algumas decisões politicas de há 30 anos e é um testemunho de quão curta é a memória do nosso atual Presidente da República que fez, em dose reforçada, tudo aquilo que mais tarde viria a usar como argumento para criticar, e até ajudar a derrubar, Governos que não eram da sua cor politica.
 
Aqui vo-lo deixo com o meu agradecimento e pedido de desculpas ao autor, por o publicar sem sua autorização:
 
===== Transcrição =====
 
Em 1980 era Governo em Portugal a AD (Aliança Democrática, composta pelo PPD(PSD), CDS e PPM). Cavaco Silva, então ministro das Finanças, sobe os gastos orçamentais, valoriza o escudo e aumenta as importações.
 
O défice das transações correntes sobe de 5% do PIB em 1980 para 11,5% em 1981 e para 13,2% em 1982.
 
A dívida externa aumenta de 467 milhões de contos em 1980 para 1.199 milhões em 1982.
 
Perante o descalabro, em 1983, o novo governo da AD vê-se obrigado a subir as taxas de juro 4 pontos, e a vender 50 toneladas de ouro para financiar as contas externas.
 
O desnorte é total.
 
Procede-se então ao desmantelamento dos sectores das pescas, silvicultura e da agricultura em Portugal, a troco de ajudas financeiras da UE.
 
A maioria dos agricultores e pescadores passaram a receber para não produzir. Criaram-se subsídios para arrancar árvores (vinhas, oliveiras, árvores de fruto, etc.) e incentivou-se o abandono da atividade piscatória, contribuindo desta forma para o aumento da dependência alimentar de Portugal de países como a Espanha e França.
 
Depois veio a entrega de toneladas de ouro do Banco de Portugal (17 toneladas) a uma empresa norte-americana que terminou na falência, uma operação conduzida por Cavaco Silva, Miguel Cadilhe e Tavares Moreira. (ver detalhe aqui).
 
Por isso, é preciso ter lata para vir agora com discursos a aconselhar o aumento da produção agrícola!
 
Foi aqui que tudo começou, com Cavaco Silva no governo, (e não com Sócrates) e não vale a pena continuar a procurar e a citar outros bodes expiatórios para o atual estado das coisas como fazem os indefetíveis do seu partido no Governo de Portugal.
 
===== F i m =====
 

1 comentário: