Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

"Um País de Bananas Governado por Sacanas"


(Rei D. Carlos I de Portugal)

O Portugal de hoje cada vez mais se assemelha ao de há um século e meio atrás quando o rei D. Carlos afirmou “isto é um país de bananas governado por sacanas”.
El rei D. Carlos, que não possuia qualquer poder executivo, uma vez que este era da responsabilidade do Governo do Reino, tinha certamente razão quando então proferiu tal afirmação!
O que ele não previu é que a sua célebre frase perduraria válida por mais de um século porque continua manifestamente actual.

3 comentários:

  1. Ora nem mais,e já se torna complicado perceber se há mais bananas ou mais sacanas neste rectângulo à beira mar.

    ResponderEliminar
  2. Bananas, sacanas... Estamos mesmo lixados

    ResponderEliminar
  3. Ah, Portugal, o país das bananas governado por sacanas! Parece que a famosa afirmação do rei D. Carlos continua tão atual hoje como era há mais de um século. É incrível como certas coisas resistem ao teste do tempo.

    Enquanto D. Carlos pode não ter tido poder executivo naquela época, sua observação sagaz sobre a governança do país certamente ressoa até os dias de hoje. É quase como se a história estivesse presa em um ciclo interminável, repetindo os mesmos problemas e desafios.

    Afinal, é sempre bom encontrar um pouco de humor nas dificuldades. Talvez possamos imaginar que, ao longo dos anos, Portugal tenha desenvolvido uma especialização única no cultivo de bananas e que nossos governantes sejam verdadeiros especialistas nesse campo. Eles certamente dominam a arte de "descascar" problemas e "espremer" recursos.

    Brincadeiras à parte, é importante lembrar que, a situação política e governamental de qualquer país é um assunto sério. É responsabilidade de todos nós, como cidadãos, buscar a mudança positiva e trabalhar para melhorar a governança e a sociedade como um todo.

    ResponderEliminar