Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Vencidos pelo Medo.

(Expressão de Medo - Imagem da Internet)
- clique para ampliar -

Dizia-me há dias um amigo: “… é pá, tu a escreveres “essas coisas” lá to teu Blogue Pralixados, ainda acabas mesmo é por te lixar….”. Então porquê, perguntei. – Então, riposta o meu amigo, tu não vês que até os polícias já se manifestam de passa-montanhas na cabeça (embora com identificação profissional visível) para não serem reconhecidos nas filmagens do MAI e das TV´s, e sofrerem depois sanções.

Naquele instante não dei muita importância ao comentário, mas mais tarde, ao relembrá-lo, vieram-me à memória alguns acontecimentos recentes que não podem deixar de me intrigar, porque no mínimo revelam uma tendência para um estado de medo induzido. Alguns exemplos: - Blogues, não alinhados com o pensamento do Governo, desaparecem da blogosfera sem deixar rasto ou aviso prévio; Cidadãos que se escondem das câmaras das TV´s para denunciarem situações irregulares de vária ordem, algumas que nem no tempo do Salazar e do Caetano eram escondidas da opinião pública; Trabalhadores que deixaram de fazer greve, não só porque o exercício desse direito representa menos Euros no salário (outra forma de amedrontar), mas porque dizem ficar “marcados” para o próximo despedimento; Professores que se sujeitam a provas sem sentido porque foram ameaçados com desemprego perpétuo (e não renovação do contrato precário); Cidadãos comuns que recorrem a desculpas sem nexo para não assinarem petições, com medo de serem delatados pelos colegas; Manifestantes providos de adereços que não permitem a sua fácil identificação visual para não sofrerem represálias nos locais de trabalho. É, de facto, um role de situações que indiciam o pior, isto é, o medo está, de novo, a instalar-se, de mansinho, mas a instalar-se.

É que eu já assisti a isto duas vezes, uma há mais de 50 anos e outra há 38. Os métodos eram diferentes, quer num quer noutro caso, mas os objectivos eram os mesmos, e iguais aos de hoje: - calar as vozes discordantes através do medo. Medo de ser preso, medo de ser sancionado, medo de não conseguir emprego, medo de o perder, medo de não conseguir sustentar a família. Medo.


Sem comentários:

Enviar um comentário