Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sábado, 25 de maio de 2013

Levar a Água ao Moinho

 
 
Penso que já não há grande margem para dúvidas que uma das obsessões do atual Governo PSD/CDS, é criar conflitos intergeracionais e interclasses, acirrando novos contra velhos, trabalhadores contra patrões, pobres contra ricos como é demonstrado na muito bem orquestrada propaganda sobre o “peso das pensões de reforma” nas contas do Estado. O objetivo desses conflitos é sempre o mesmo: - a defesa da tese de que no empobrecimento é que está a solução para o país sair do buraco em o meteram.
 
Sub-repticiamente, até há pouco tempo, mas agora já ostensivamente, vemos e lemos, quer nos jornais - alguns com redações inteiras conotadas, instrumentalizadas e reféns do Governo - quer em Blogues que perfilham uma ideologia no mínimo estranha, textos e comentários que mais não são do que estudada propaganda estratégica em defesa das teses do empobrecimento “custe o que custar”, “vivemos acima das possibilidades”, "a Segurança Social é inviável",  “estamos a hipotecar o futuro dos jovens”, "o Estado Social é uma ilusão", etc. etc.
 
Será bom relembrar, sobretudo aos mais jovens que não estejam muito entrosados com a História do século XX, que o regime nazi se instalou na Alemanha exatamente a defender teses muito próximas daquilo que já vamos vendo ser defendido em Portugal pelo Poder instalado. Primeiro vende-se a falsidade que todo um Povo prevaricou (não, não foram eles, os políticos corruptos e o seu séquito de vampiros, fomos nós, o Povo), depois defende-se o castigo do prevaricador (o Povo, claro). Defendido e aceite o castigo, banaliza-se o castigo, humilha-se e empobrece-se o Povo através do confisco de bens e direitos e de dozes maciças de austeridade.
Virá de seguida, sob a capa de um patriotismo bacoco e bafiento (caso dos pins nas lapelas dos governantes, ao bom estilo do Bush) a tese da conspiração contra o regime, “quem não apoia o Governo não é patriota”, e assusta-se e amordaça-se o Povo. O Governo terá assim um Povo pobre, amedrontado e submisso apto a suportar a “filosofia da miséria” que está sendo paulatinamente implementada.
Se alguém ainda tem dúvidas, é só esperar para ver porque quando acabar a farsa começará a tragédia.
 
Aos poucos estes novos liberais, de uma direita sem qualificativo, que se constituiu num Governo de grilos falantes e alguns traidores, com falas bem mais perigosas que as do Estado Novo (que vivi durante 25 anos), vão conseguindo levar a água ao seu moinho.
Há no entanto um pequeno detalhe, no argumento da peça,  que ainda não chegou à boca de cena: - A traição à Pátria é crime consagrado na Lei.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário