Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A Mentira não Resiste ao Tempo

(Abraham Lincoln em 1860 – Retrato da Wikimedia)

"Pode-se enganar a todos por algum tempo;
Pode-se enganar alguns por todo o tempo;
Mas não se pode enganar a todos todo o tempo"
- Abraham Lincoln (1809 - 1865) 16° presidente dos Estados Unidos, entre 1861 e 1865 

Embora haja sempre lugar para aqueles que querem continuar a ser enganados - até ao momento de lhes tocar o desaire à porta -, tomando por base esta frase do Lincoln, que acaba por ser um senso comum, é assim expectável que as mentiras deste Governo do PSD/CDS, sobre a real situação a que, em dois anos e meio, conduziu o país, comecem a ser desmascaradas a pouco e pouco.

A última mentira para desmascarar é a do desemprego. Dizem-nos que baixou para 15,6% (menos 48 mil desempregados num ano).
É verdade, e ainda bem que assim é. O que não dizem é que o desemprego se mede em função da População Ativa (pessoas em condições de poderem exercer uma profissão), dividindo o número de desempregados de entre essa população pela sua totalidade. Ora como dessa população ativa desapareceram, num só ano, 170 mil pessoas - 120 mil que emigraram (à razão de 10 mil por mês) e mais 50 mil que desistiram de procurar trabalho nos Centros de Emprego - o resultado salda-se por uma destruição de emprego líquido, num só ano, de 122 mil postos de trabalho, valor que desaparece do numerador e do denominador da fração, (120 mil, mais 50 mil, menos 48 mil). Ora aqui está mais uma aldrabice para enganar os incautos e os que querem ser enganados, e assim vamos... no bom caminho, porque quando não houver População Ativa a taxa de desemprego será zero, pois não havendo ninguém para trabalhar também não haverá desemprego.

Só para termos uma ideia da real dimensão do problema que Portugal tem em mãos com o desemprego, vamos dar uma olhada ao quadro abaixo - construído no site do FMI - que representa 3 vetores sobre a variável tempo (clique no quadro para o ampliar). A variável tempo são os anos de 2005 a 2013 os vetores são:
- Taxa de desemprego (Unemployment rate);
- Pessoas empregadas (Employement);
- População total (Population).

Já consultou o quadro? Então pode tirar esta conclusão: - A população portuguesa com emprego no final de 2010 era de 4,93 milhões. A projeção para o final de 2013 salda-se por 4,48 milhões, ou seja em 3 anos este Governo destruiu 450 mil postos de trabalho. Esta é a realidade dos números e não a que os peritos em pantomina, do Governo, nos apregoam.

(População e Desemprego em Portugal - Clique na imagem para a ampliar)

Aproveite para reler este "post" sobre o Desemprego clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário