Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A Propaganda e a Realidade

 
(Imagem publicada no “Jornal Sol” – clique para ampliar)
 
Esta imagem foi publicada na versão eletrónica do Jornal SOL no passado dia 28, e, como sempre, uma imagem vale por mil palavras.
 
Falta nela um dado importante - qual era o “ponto de partida” - ou seja, qual era a carga de impostos a que os portugueses estavam sujeitos em 2010, que já era a 6ª mais elevada da Europa, ou seja só cinco países (Itália, França, Bélgica, Irlanda e Suécia) tinham naquele ano uma carga fiscal maior que Portugal. Mas mesmo sem essa informação dá para perceber o “castigo” a que os Governos do PS em 2010 e o atual Governo do PSD/CDS em 2013, este com o seu “brutal aumento de impostos”, submeteram o país catapultando-o para o 2º lugar dos países da UE que viram a sua carga fiscal a subir mais. Pior só a França. E a verdade é que um grande aumento sobre uma carga baixa (caso da República Checa), não é o mesmo que um grande aumento sobre uma carga já elevada como era a nossa já em 2012.
 
Para quem não esteja familiarizado com estes números, este aumento de impostos, equivalente a de 2,1% do PIB, equivale a um aumento da receita do estado em 3,5 mil milhões de Euros quase tanto como as “medidas de austeridade” (leia-se cortes) prevista no OE para 2014.
 
É assim, pela evidência dos números que se prova quão falsa é a afirmação (mais um embuste) do Governo, e dos seus papagaios às ordens, de que a carga fiscal em Portugal ainda tem margem para crescer. Infelizmente, mesmo já esmagados por ela, é o que temos de mais certo para o ano de 2014, e ter que arranjar mais "margem" à força, tal como escrevi neste post. Aliás o Governo, nestas duas últimas semanas, já falou demasiadas vezes no "recurso aos impostos" e isso não é um bom sinal.
 
É caso para insistir, mais uma vez na pergunta: - tantos cortes, tantos impostos, tanto sacrifício, para quê, se estamos cada vez pior, ao fim de quase três anos de punição? Quem é que se anda a abotoar com tantos milhares de milhões para esta punição não ter fim à vista?
 

Sem comentários:

Enviar um comentário