Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

União Europeia? Mas qual União?


(O Comportamento do Desemprego é o Resultado de uma premeditada Transferência de Riqueza dos países pobres para os ricos)
(Clicar no gráfico para ampliar)

Tenho uma especial predileção pelos números e pelos gráficos porque eles valem por mil palavras. E se bem que depois cada um possa fazer deles interpretações muito pessoais, (e às vezes ver até o que não mostram), eles não dão grande margem para teorizações filosóficas baratas, porque números são números e não abstrações.

Desta vez voltei ao site do Eurostat (de consulta livre neste link) e retirei a informação sobre a evolução da taxa de desemprego(*) desde 2003 até 2012 que é o último ano com dados consolidados – taxa que, como sabemos, é uma percentagem que se obtém da divisão do número de desempregados oficiais pela população ativa multiplicando o resultado por 100.

Dos dados disponíveis selecionei os 3 países mais ricos da Europa do Euro e os pobres, apelidados PIIGS, resultando o gráfico acima que demonstra o “desastre” que, desde 2008 ocorre nos países pobres em termos de aumento da taxa de desemprego por contraponto ao decréscimo que ocorre nos países ricos.

Enquanto quatro países (Espanha, Grécia, Portugal e Irlanda) veem o desemprego crescer assustadoramente desde 2008, muito acima da média da Europa do Euro e com a Itália na corda bamba, os três ricos (Finlândia, Alemanha e Noruega) posicionam-se numa situação “boom” económico, o que até corresponde à realidade. Preste-se uma especial atenção à situação da Alemanha em 2005 (o tal ano que não cumpriu o deficit orçamental de 3% e que por isso suspendeu a aplicação da Norma Europeia que agora está a aplicar a mata cavalos a todos) e à sua situação na atualidade. O desemprego nestes 3 países diminuiu porque se trabalham mais horas? Porque há maior produtividade? Porque são melhores gestores? Não. Se fosse isso então em 2005 não seriam os campeões do desemprego.

O que de facto se passa é uma transferência pura e dura de riqueza dos países em dificuldades (ou aos quais criaram propositadamente dificuldades) para os países ricos que aumentam as exportações, aumentam o consumo interno e consequentemente aumentam a produção e precisam por isso de mais mão de obra, de preferência embaratecida pela necessidade, para produzir mais e mais barato.

Atente-se que embora a diferença gráfica seja pequena, é preciso ter em conta que, em termos de riqueza produzida, mais ou menos 5% de desemprego em Portugal não é o mesmo que mais ou menos 5% de emprego na Alemanha porque a população ativa nos dois países não é sequer comparável.

E ainda nos querem convencer que estamos numa União Económica e Politica, denominada União Europeia? Mas qual União?


(*) - Numa altura em que o Governo apregoa aos quatro ventos que a taxa de desemprego em Portugal está a diminuir - o que, de acordo com o modelo de cálculo que aplica, é verdade -, deveria tambem divulgar que a taxa de empregabilidade está igualmente a diminuir. Isto é, há menos cidadãos registados nos Centros de Emprego (o que não é o mesmo que desempregados), mas também há, cada dia que passa, menos cidadãos empregados (há menos um milhão que havia em 2010). O que é que aconteceu então a cerca de 600 mil cidadãos que desapareceram das estatísticas do Governo?. Isto não dará dores de cabeça a quem tem a responsabilidade de governar um país? Pelos vistos não, porque "estamos no bom caminho".
 

Sem comentários:

Enviar um comentário