Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Ainda Sobre a "Dívida Colossal"

 
(Imagem da Internet)
 
A todos os “Vitores Bentos” e apaniguados contestatários do “Manifesto dos 70”  que insistem na sua teoria (ainda não demonstrada) que a dívida de Portugal, tal como está estruturada, é pagável, pergunto:
 
Pagável quando e como? Com que dinheiro? Contraindo mais dívida sobre dívida? E como pagar depois essa nova dívida e os respetivos juros? (A técnica do "empurrar com a barriga e quem vier a trás que feche a porta" é um delito e chama-se falta intencional).
 
É que há um pequeno detalhe que todos esses críticos “experts” bem conhecem, mas não divulgam: - A dívida paga-se amortizando-a, para a fazer baixar (não é fazendo “revolving”, como o Governo está a fazer - recomprar dívida com nova dívida), e para a amortizar é preciso ter anualmente um Saldo Primário (SP) que suporte o pagamento dos juros da dívida e ainda assim permita amortizar capital (precisamos ter um superavit nominal porque só com superavit é possível amortizar dívida).
 
Para conseguir este feito Portugal precisa de ter um SP anual, nas próximas três décadas, superior a 8 mil milhões de Euros anuais. Acontece que o que temos, quer atualmente, quer no horizonte próximo, é deficit em vez de superavit. Pagamos com quê então?
 
Não há ninguém na oposição que seja capaz de fazer esta pergunta ao Governo e aos seus papagaios de serviço?
 
 

1 comentário:

  1. Parabéns ! Gostei.
    Como diria o Dr Medina Carreira até uma dona de casa percebe isso. Neste pequeno texto, estão insertas as qualidades essenciais da linguagem que são: pureza, correção, clareza, propriedade, ordem e harmonia. Um abraço do Simões

    ResponderEliminar