Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Um Azar Nunca Vem Só....



 (Imagem da Internet)
Há quem afirme convictamente que o destino está nas nossas mãos, mas há também quem jure que não há forma de fugirmos ao destino que nos está predestinado.
Pois quer o destino seja, uma ou outra destas duas coisas, ou seja ainda uma terceira diferente, a dura realidade é que o nosso destino está a ser “lixado”, senão vejamos a surpresa que ele nos reservou para estes anos loucos que estamos a viver no nosso país, seguramente os piores anos das nossas vidas enquanto sociedade organizada e desenvolvida:

- O pior contexto Económico e Social mundial – Todos os países querem reaver num dia o que investiram em anos, para isso valeram-se da globalização e sobre ela  instalaram a politica do vale tudo e salve-se quem puder. As pessoas deixaram de ser tratadas como seres humanos e são, tendencialmente, números e máquinas de produzir. Desde que produzam, preferencialmente por custo zero, tudo o resto a que não têm acesso, comida, saúde, educação, habitação, são "danos colaterais", como na guerra;
- A pior Europa de sempre – Dirigentes frouxos, a dirigirem uma desunião de facto, e a promoverem descaradamente a supremacia de interesses obscuros e a submissão dos mais fracos e mais pobres, pelos mais fortes e mais ricos. Uma Europa que fará Jean Monnet dar voltas na tumba cada dia que passa;
- O pior Presidente da República – Amorfo, com intervenções a atirarem para o patético, deixou-se enredar na teia da elite económica e financeira, corroeu-o a ambição e acabou aprisionado pelo Governo. É um refém do neoliberalismo, e do qual nada de positivo há já a esperar.
- O pior Governo da Nação – Um Governo recheado de incapazes e inexperientes, comandados por um incompetente neoliberal assumido, incapaz de perceber o contexto histórico em que assumiu a governação e de lhe imprimir uma dinâmica de seriedade e de credibilidade, em defesa do País e do seu Povo. Hipotecou Portugal e o seu Povo aos interesses da Alemanha, e dos usurários da Troika, numa demostração clara de desprezo e desrespeito pelos Portugueses.
- A pior Oposição – Frouxa em tudo o que tem feito, desilusão em tudo o que não fez, e duvidosa em tudo o que promete fazer, na Assembleia e fora dela, mas sobretudo fora dela, porque lá dentro o jogo democrático está viciado. Desde o eclipsado PS (já circulam imagens do AJS com a expressão "procura-se") até à esquerda mais ortodoxa do PCP, não se viu ainda um assomo de propostas e ideias que sejam capaz de nos mobilizar e de fazer o Governo, a Troika e a Europa pensar duas vezes antes de nos continuarem a massacrar por delitos que não cometemos. Toda a Oposição se encontra perdida dentro da floresta a marcar árvores como território próprio, quando deviam estar a sobrevoá-la para verem a sua heterogeneidade, complexidade e extensão. Face a um Governo que quase se auto destruiu e que todos os dias ameaça implodir, a Oposição tinha todas as condições par se apresentar com uma alternativa e como uma alternativa, em vez de se ter deixado aprisionar pelo slogan do “não há alternativa, ou nós ou o caos”. Até faz doer a alma tanta tibiesa e ausência de ideias, e sobretudo de ideais.

Mas como um azar nunca vem só, receio bem que o 4.º elemento da Troika e ex-Ministro das Finanças, não tenha, mais uma vez, acertado nas suas previsões quando disse que "Portugal tem o melhor povo do Mundo". Receio bem que não tenha, porque o melhor povo do mundo não se resignaria, nem ficaria impávido e sereno perante um Governo que em menos de 3 anos conseguiu destruir riqueza no montante de quase 9 mil milhões de Euros (foi quanto o PIB contraiu) apesar de toda a austeridade que impôs aos trabalhadores, aos empresários e às empresas.
Este povo, que está a sofrer uma “punição” sem precedentes acusado de “crimes” que não cometeu, que mesmo a um passo de ser escravizado, ainda assim tudo cala e consente, este Povo não pode ser, seguramente, o melhor povo do mundo porque está abdicar de si próprio e a deixar hipotecar o futuro dos seus descendentes a troco de uma ideologia redutora de tudo o que seja sensibilidade, solidariedade e liberdade.
O que é que vamos deixar aos vindouros?

1 comentário: