Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Grande Embuste I - "O custo do trabalho em Portugal é muito alto"

 
(O custo do trabalho na Europa - Clique na imagem para ampliar)
(Fonte: Eurostat)
 
Salvo raras e honrosas exceções (que só confirmam a regra), acho os nossos políticos em geral  fracos e preguiçosos. Ou então, como exercem politica em part-time, não têm tempo para se documentarem e prepararem para os debates em que participam, quer nos média quer na Assembleia da República.
 
Se assim não fosse, muitos dos embustes que este Governo (e todos os últimos governos), em regra, nos impinge seriam desmontados na passada pelas oposições. Teríamos assim que os Governos passariam a ter mais cuidado nas suas propagandas de desinformação, antes de as lançarem, porque contra os mais sofisticados palavreados, nada melhor do que números, sobretudo se estes tiverem como origem fontes fidedignas e forem verificáveis.
 
Embuste significa  “mentira artificiosa” ou “plano para enganar alguém”. Escolhi esta semana um muito propalado e propagandeado embuste do nosso Governo que se sustenta na falácia de que o custo do trabalho em Portugal é muito alto (é muito caro para os empregadores) e é até dos mais altos da Europa. Isto como fundamento para cortar em tudo o que é rendimento do trabalho, que é a única fonte de rendimento de quem trabalha, digo de quem trabalha porque o milhão que está no desemprego, e mais de  dois milhões de reformados e aposentados, esses, desgraçadamente, já estão noutro patamar de luta que é o da sobrevivência.
 
Então vejamos os números divulgados pelo Eurostat (Órgão da União Europeia que produz as estatísticas da Europa), sobre os custos do trabalho para os empregadores europeus:
 
No mapa que encabeça este “post” resume-se visualmente, entre grandes intervalos, esse custo por país, e Portugal aparece na faixa mais baixa, entre os 91 €/hora e os 106 €/hora. Mas se quisermos os detalhes numéricos por país, podemos extrair os dados para uma folha Excel (diferente da do Dr. Gaspar) e verificamos que Portugal aparece em penúltimo lugar, ou seja com o segundo menor custo da hora do trabalho, para o empregador. Mais barato mesmo só na Grécia, conforme se pode verificar na imagem da folha Excel seguinte.
 
(O custo do trabalho na Europa - Clique na imagem para ampliar)
(Fonte: Eurostat)
 
Portanto o embuste de que o trabalho em Portugal é muito caro e é dos mais altos da Europa, para nos cortarem nos rendimentos do trabalho, não colhe. O Governo tem que arranjar argumentos mais sustentados. Mas como a oposição come tudo o que lhe colocam à frente sem rosnar, nós, até ver, aguentamos pianinho, qual povo de brandos costumes.
 
E já que não há Oposição politica, os Sindicatos por onde andam? Também não conhecem os números? Ai conhecem, conhecem, mas estão muito mais interessados em fazer politica do que em defender verdadeiramente os trabalhadores que representam e que pagam as suas quotas de associados.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário