Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O Saque não acabou (está em "pausa técnica")


(Imagem da Internet)

Desiludam-se aqueles a quem o Governo com a sua nova técnica de comunicação de “falinhas mansas” convenceu que o saque aos cidadãos terminou com a sua “recauchutagem”. Não terminou.

Os 4,7 mil milhões de cortes propostos pelo Governo do PSD/CDS à Troika, repito propostos pelo Governo à Troika, estão só em “banho maria” até se realizarem as eleições autárquicas em setembro. Em outubro logo será desencadeada nova “ripada” nos cidadãos em geral e nos aposentados e reformados em particular. Estamos apenas numa “pausa técnica” dos saques, saques que o Governo agora resolveu apelidar de “poupanças no Estado”.

Mas há duas questões simples que deveriam fazer-nos a todos puxar pelos neurónios. Uma, porque é que a oposição em geral (PS, PCP e BE) está muda e quêda. Estará "de férias", ou também não lhe convém “agitar muito as águas” porque verdadeiramente não tem sido oposição a coisa nenhuma? Ou será que desistiram de Portugal, desistindo da sua missão de contrapoder que é a missão de qualquer oposição digna desse nome?
A segunda, porque é que todo um Povo está a assistir impávido e sereno, e até meio embasbacado, ao saque do país, do qual são os verdadeiros credores, e cujos resultados só podem ser a ruína completa de Portugal (consultem os dados do Boletim Estatístico do Banco de Portugal de hoje aqui. A dívida pública subiu para 214,5 mil milhões de Euros - 131% do PIB).

Há ainda umas outras questões que também nos deveriam obrigar a puxar pelos neuróneos. Tudo o que está a ser roubado aos cidadãos e às empresas, não é para injetar no processo produtivo do país, se fosse, de todos os males, ainda seria um mal menor porque beneficiaria as novas gerações, mas não é. É para pagar, a especuladores estrangeiros, os juros de uma dívida monstruosa e impagável que o Povo não contraiu. É para pagar as falcatruas que a máfia de “padrinhos” do PSD fizeram no BPN e com o BPN, em seu proveito pessoal. É para pagar as vigarices que outros "padrinhos" fizeram no BPP. É para pagar os “compromissos futuros” do Estado para com o BIC, que comprou os ativos (bens) do BPN, por 40 milhões e o Estado ficou com o passivo (dívidas) para si, e vai pagar 150 milhões por o ter vendido pelos tais 40. É para pagar o resgate antecipado de uns quantos Contratos SWAP (os que são conhecidos) que o Governo, num golpe baixo de politica que lhe saiu ao contrário, decidiu “denunciar” antes do seu vencimento. É para pagar umas quantas PPP que dão prejuízo aos parceiros privados (nas que dão lucro não se mexe). É para pagar uns F-16 que ainda não se compraram aos EUA, mas que já se venderam à Bulgária mais baratos do que nos vão custar. É para pagar os submarinos que não submergem. É para pagar o “buraco” do Alberto João, na Madeira, que entretanto continua a gastar “à tripa forra”. É para tudo e para todos menos para injetar na economia real que é onde verdadeiramente é necessário dinheiro, porque só ela colocará o país a produzir, em benefício de todos.

Será que nada disto motiva a reflexão de alguém? Pelos vistos não. A tática de colocar a rã numa panela de água fria e aquecer a água em lume brando até a rã morrer cozida, está a funcionar. 

Aproveitem para rever este post, e mais este, e mais este.

Sem comentários:

Enviar um comentário