Boas Vindas

Se é, está, ou foi lixado, seja bem vindo a um blogue P´ralixados. Se não é, não está ou não foi lixado, seja bem vindo na mesma porque, pelo andar da carruagem, mais cedo do que tarde acabará também por se sentir lixado. Um abraço.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Retomaremos o mesmo filme daqui a 86 mil milhões


(Imagem da Internet)

Durante 5 duros anos de austeridade os Gregos, servis obedientes e obrigados, fizeram tudo o que os iluminados que abancam nas adamascadas cadeiras de Bruxelas lhe mandaram. Tudo em vão.
Dos cerca de 300 mil milhões dos resgates, apenas menos de 1/3 foi para dinamizar a economia. A grande parte foi para pagar dívida com mais dívida, pagar juros da dívida e recapitalizar os Bancos falidos.
Nas duas últimas semanas, os burocratas Europeus e o Governo da Grécia deram ao mundo o espetáculo a que todos assistimos e os Gregos saíram mais uma vez pela porta pequena. Mais dívida, mais austeridade, mais pobreza. Mais do mesmo.

A dívida Grega atingiu um tal valor que todos os Gregos tinham que trabalhar durante dois anos exclusivamente para a poderem pagar. É impagável.

Mas então, tantos iluminados por essa Europa fora e ainda nenhum percebeu que a situação a que a Grécia, Portugal, Itália, Bélgica…. a Europa chegaram não tem solução na austeridade?
Ainda ninguém percebeu que a Europa está ela própria falida? Está “às aranhas” para conseguir arranjar 7 mil milhões para colocar na Grécia imediatamente senão aquilo vira uma guerra civil num barril de pólvora.
Isto não é “rocket science” nem uma questão de prestidigitação. Não é preciso ser economista com nome na praça, expert em ciência politica ou expert noutra treta qualquer. Basta ter 2 neurónios que funcionem para perceber que a solução não passa por colocar dinheiro num país e depois atrofiar, espartilhar, esmagar esse país. 
É simples, já foi experimentado em vários países, na Europa e fora dela, e deu sempre o mesmo resultado, com a agravante de os países da Europa do Euro não terem instrumentos de gestão cambial para poderem desvalorizar a moeda, nem podem fazer orçamentos expansionistas. Sobretudo os mais pobres, estão espartilhados monetária e financeiramente, enquanto que economicamente são largados à sua sorte que o mesmo é dizer que “estão no mato sem cachorro”.

A dura realidade é que depois de 5 anos de austeridade os Gregos estão cada vez mais gregos, mas Portugal não tem motivos para sorrir, porque não está muito melhor, bastará uma rabanada de vento na Grécia para chegar um ciclone a Portugal, tivemos disso um claro exemplo na segunda feira a seguir à votação na Grécia.


Sem comentários:

Enviar um comentário